Fan Page | Edimar Santos

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Horário de verão termina à meia-noite do próximo sábado

horário de verão termina dia 16 de fevereiro
Depois de quase quatro meses, os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, além do estado do Tocantins, devem atrasar os relógios em uma hora.

À meia-noite do próximo sábado (16), os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, além do estado do Tocantins, devem atrasar os relógios em uma hora. Depois de quase quatro meses, esse é o dia em que termina o horário de verão. O principal objetivo da medida é reduzir a demanda de energia no país, especialmente no período de consumo mais intenso, que se estende das 18 às 21 horas.

A expectativa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) era economizar R$ 282 milhões. O valor é 56% maior que os R$ 180 milhões economizados no ano passado. O motivo é a menor necessidade de acionamento das usinas térmicas, que custam mais caro para gerar energia do que as hidrelétricas. Segundo a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), um balanço da economia de energia no estado será divulgado nesta quinta-feira (14).

O horário de verão foi instituído pela primeira vez no Brasil no verão de 1931/1932, pelo então presidente Getúlio Vargas. Depois disso, anualmente, era publicado um decreto para definir o período da mudança. Só a partir de 2008, um decreto presidencial estabelece datas fixas para o início e término do horário de verão.

De acordo com o decreto, a mudança no horário ocorre, todos os anos, no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de carnaval - como aconteceu em 2012 -, o final do horário de verão é transferido para o próximo domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget