Fan Page | Edimar Santos

terça-feira, 23 de abril de 2013

Até dia 30 segue vacinação da GRIPE

Na região da 18ª percentual de cobertura está em 54,20%
No Paraná, atualmente a média está em 51,96%. Nos 21 municípios da 18ª Regional de Saúde está em 54.20% de cobertura da vacinação  da gripe. Porém, Cornélio Procópio, Nova Fátima e Andirá não chegam à 45%, enquanto que São Sebastião da Amoreira e Ribeirão do Pinhal não passaram de 48% de cobertura da vacinação da gripe  - Meta é vacinar 80% -  dos grupos prioritários definidos pela campanha.

Secretaria da Saúde do Paraná prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe até terça-feira (30). A medida foi sugerida pela Comissão de Estadual de Infectologia na reunião realizada nesta segunda-feira (22). Até o começo desta tarde, 950 mil pessoas já haviam recebido a vacina contra a gripe desde o início da campanha. Neste ano, a expectativa é vacinar 2,5 milhões de paranaenses.

A vacinação segue até terça-feira (30/4) nas unidades de saúde de todo o Paraná, das 8h às 17h. A Secretaria da Saúde orientou as 22 regionais de saúde para que os municípios que tiverem baixa cobertura vacinal e grande circulação de pessoas também façam postos volantes durante a semana. Além disso, recomenda a todos os municípios que no próximo sábado (27) mantenham as unidades de saúde abertas para vacinação. 
Pela primeira vez a campanha de vacinação foi antecipada em 20 dias, uma reivindicação do Paraná desde 2011, pois no sul do Brasil o inverno é mais rigoroso. Neste mês as temperaturas já estão baixas e os casos de gripe começam a ser registrados. 

“Contamos com o comparecimento da população para que haja tempo suficiente de garantir imunidade aos que mais precisam. É importante que todos os que estão nos grupos prioritários recebam a vacina o mais rápido possível”, explicou o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto. A vacina leva em média 15 dias para garantir a imunidade, dessa forma é imprescindível que a população receba a vacina antes do inverno chegar. 

O secretário enfatizou que, neste ano, também estão sendo vacinados os doentes crônicos e as mulheres que tiveram filhos em até 45 dias (puérperas). “Sabemos que esta população é mais vulnerável. Recebemos 1 milhão de doses a mais para atender a estes públicos”. Desde o início da campanha mais de 138 mil doentes crônicos foram vacinados. O grupo das puérperas já atingiu 57% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde. 

Dentro dos outros grupos, 50% dos idosos já receberam a dose da vacina e 43% das crianças de seis meses a menores de dois anos. O grupo das gestantes também tem baixa cobertura vacinal (38%). 

Os trabalhadores de saúde são os que menos aderiram à campanha (28%). A Secretaria da Saúde orienta a todos os trabalhadores de saúde que procurem as unidades mais próximas dos seus locais de trabalho para serem vacinadas. Eles deverão apresentar a carteira profissional ou um documento que comprove ser trabalhador de saúde. 

PREVENÇÃO – A gripe pode ser prevenida com alguns cuidados de higiene como lavar bem, e com frequência, as mãos com água e sabão; evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies; não compartilhar objetos de uso pessoal e, ainda, cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar. 

As pessoas que apresentarem sintomas de síndrome gripal devem procurar o serviço de saúde para receber o tratamento com o antiviral oseltamivir, quando indicado. Se o medicamento antiviral for prescrito em até 48 horas, a chance de cura é de aproximadamente 100%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget