Fan Page | Edimar Santos

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Saúde dá dicas sobre a alimentação nas festas de fim de ano

Com a chegada do fim de ano, a procura por alimentos típicos das ceias de natal e ano novo vem aumentando no comércio. Cuidados simples na hora das compras, preparo e ingestão dos alimentos podem garantir um final de ano mais saudável e seguro.

De acordo com chefe do Centro Estadual de Vigilância Sanitária, Paulo Costa Santana, durante as compras, a população deve estar atenta à qualidade e a segurança dos produtos. “O consumidor deve verificar as condições sanitárias do estabelecimento, como higiene e limpeza dos locais de armazenagem”, afirmou.

Nas compras para as ceias de natal e ano novo, observe se os alimentos estão bem conservados, dentro do prazo de validade, com embalagens em bom estado e devidamente refrigerados. Alimentos congelados devem estar consistentes, duros ao toque e sem acúmulo de líquido.

A orientação é que os produtos sejam preparados o mais próximo da hora da refeição. "Essa medida diminui os riscos de contaminação, principalmente de alimentos perecíveis, como maionese", explicou Santana.
A mesa farta e variada é sempre uma tentação durante as confraternizações. Contudo, excessos na ingestão de alimentos pesados, aliados ao consumo de bebidas alcoólicas podem causar sérios problemas à saúde e ainda atrapalhar as festas de final de ano.

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda que as pessoas prefiram alimentos leves e mantenham o organismo sempre hidratado. "O ideal é optar por pratos que tragam saladas, legumes, frutas e fibras e dar preferência às carnes grelhadas, assadas ou cozidas, como, por exemplo, peito de peru ou chester”, disse a chefe da Vigilância Sanitária de Alimentos, Karina Ruaro.

Na hora da sobremesa também devemos ter cautela. Ingerir porções pequenas e sobremesas que levem frutas ajudam o corpo a ter uma digestão mais rápida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget