Fan Page | Edimar Santos

quarta-feira, 5 de março de 2014

Vacinação contra o HPV começa na segunda-feira (10)

A Secretaria de Estado da Saúde vai oferecer gratuitamente a vacina contra HPV para meninas de 11 a 13 anos. As doses começam a ser aplicadas a partir de 10 de março, nas unidades de saúde.

A vacina protege contra o papilomavírus humano (HPV), responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo o mundo. A doença é a terceira principal causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil.

“Estudos mostram que a efetividade da vacinação nessa faixa etária diminui a incidência da doença a médio e a longo prazos, reduzindo a mortalidade por câncer de colo de útero”, explica João Luís Crivellaro, coordenador do Programa Estadual de Imunização da Secretaria da Saúde.

“Nossa meta é vacinar 80% das adolescentes de 11 a 13 anos no Paraná, e as escolas, os grupos de jovens e clubes de serviço podem nos ajudar a atingir esse objetivo", explica o coordenador.

A vacina está disponível em Unidades Básicas de Saúde para todas adolescentes nascidas entre os dias 11 de março de 2000 a 10 de março de 2003. A ação será realizada por meio do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, que incluiu a vacina contra HPV no Calendário Nacional de Vacinação a partir deste ano.

DOSE – Após a primeira dose, as adolescentes vacinadas devem voltar ao posto de saúde para a 2ª dose depois de seis meses. Cinco anos após a 1ª dose, elas devem retornar ao posto para a 3ª dose, garantindo uma imunização eficaz e duradoura. Em 2015 serão vacinadas meninas de 9 a 11 anos de idade, e a partir de 2016 toda menina a partir dos 9 anos de idade.

OFICINA – A Secretaria da Saúde reuniu nesta semana, em Curitiba, os 64 coordenadores de vacinação e coordenadores da vigilância epidemiológica dos municípios e das regionais de saúde para esclarecer as dúvidas sobre a campanha de vacinação da HPV. “Estamos nos preparando para atender da melhor forma o público-alvo da campanha”, explica Crivellaro.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget