Fan Page | Edimar Santos

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Conselho Estadual de Saúde comemora 20 anos

O Conselho Estadual de Saúde comemorou 20 anos nesta terça-feira (27). Na cerimônia foram homenageados os ex-presidentes do conselho, ex-secretários estaduais de saúde e ex-secretários executivos. O evento também marcou a abertura do Seminário de Comunicação para o Fortalecimento da Política do SUS.

O presidente do Conselho Estadual de Saúde, Antonio Garcez Novaes Neto, afirmou que a grande diferença da Saúde Pública no Brasil é a participação da comunidade, do controle social. “O SUS nasceu da vontade da população em ter uma saúde pública de qualidade e ele é construído diariamente ouvindo os seus usuários”, explicou. O Conselho Estadual de Saúde é composto por representantes de quatro segmentos: usuários, trabalhadores, prestadores e gestores do SUS. 50% dos conselheiros são representantes dos usuários do SUS.


Segundo Neto, a Comemoração de 20 anos mostra que o SUS está dando certo. “Os méritos do SUS são muitos e ainda pouco mostrados na grande mídia. Dificilmente ouvimos a imprensa falar do transplante de medula óssea realizado pelos SUS, que é referência para o mundo. Também não ouvimos que o programa de imunização (vacinas) público é o maior do mundo”, enfatizou.


O presidente enfatizou que o Conselho está organizando, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, a Conferência Temática de Saúde do Trabalhador, que será realizada nos dias 6, 7 e 8 de junho em Curitiba e, no final de 2014, a Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência. “Mas o mais importante é a realização do curso de capacitação de conselheiros municipais, estaduais e secretarias executivas dos conselhos de saúde”, explicou Neto. Até julho deste ano serão capacitados 750 conselheiros de 70 municípios do Paraná. O curso é fruto da parceria com a Escola de Saúde Pública do Paraná.

O secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, que foi homenageado, afirmou que houve um amadurecimento inegável nas deliberações do Conselho Estadual de Saúde. “Esta é uma conquista de todos, pois no Conselho não existe inimigo do SUS”, enfatizou o secretário.


O conselheiro José Carlos leite, que representou a comissão de comemoração dos 20 anos do CES afirmou que o Estado do Paraná é reconhecido como referência nacional de controle social. “Fico muito feliz quando ouço elogio a este Conselho Estadual de Saúde nas reuniões em que participo em nível nacional”, afirmou


Rosalina Batista, conselheira do CES e presidente da comissão de organização do seminário, agradeceu a todos os conselheiros que acreditaram na proposta de realização do Seminário de Comunicação. “Que este seminário seja muito produtivo para todos os participantes”, disse.


O evento também contou com a presença da promotora de Justiça da Promotoria da Saúde Pública de Curitiba, Luciane Melluso Freitas. Ela destacou o trabalho do Conselho Estadual de Saúde e afirmou que o Ministério Público é parceiro na garantia do direito fundamental à saúde.


Nova logomarca – O Conselho Estadual de Saúde aproveitou a cerimônia para lançar sua nova logomarca, que foi aprovada pela comissão de comunicação e referendada pelo pleno na no dia 28 de fevereiro de 2014 na 206ª reunião ordinária do Conselho Estadual de Saúde.


Ela identifica os quatro segmentos que compõem o controle social da saúde – usuários, trabalhadores, prestadores e gestores, reconhecidos pelas cores azul, vermelho, amarelo e verde. O entrelaçamento dos ícones que representam os quatro segmentos pressupõe a união de todos para o fortalecimento do sistema único de saúde, objetivo comum a todos os componentes do controle social.


Veja os homenageados:


Secretários executivos:

Maria da Graça Lima
Lilian Cristina Brandalise
Marlene Gomes da Costa Pacheco
Oliva Vasconcelos
Nadiely de Oliveira
Mauricio Mesadri

Secretários Estaduais de Saúde:

Armando Raggio
Luiz Carlos Sobânia
Claudio Xavier (in memorian), representado pelo seu irmão Pedro Xavier
Gilberto Martin
Michele Caputo Neto

Presidentes do Conselho Estadual de Saúde:

Armando Raggio
Luiz Carlos Sobânia
Manoel Rodrigues do Amaral
Ruy Pedruzzi
Maria Goretti David Lopes
Francisco Eugênio Alves de Souza
Gilberto Martin
Rosita Márcia Wilner
Joelma Aparecida Carvalho
Antonio Garcez Novaes Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget