Fan Page | Edimar Santos

domingo, 30 de novembro de 2014

Alimentos que podem prevenir o câncer de próstata

O câncer de próstata é o segundo mais comum no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. A estimativa apresenta 68.800 novos casos da doença este ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Alimentos com poder antioxidantes e de cor avermelhada ajudam na prevenção da doença, que atinge os homens de maneira silenciosa e lenta. O tumor pode levar 15 anos para atingir 1 cm³. 
Alimentos a base de licopeno, pigmento avermelhado presentes em vegetais e frutas como pimentão vermelho, tomate, melancia, rabanete e também a jabuticaba, além dos que contém selênio - mineral com um alto poder antioxidante - colaboram para a prevenção do câncer de próstata. Em contrapartida, dietas ricas em cálcio aumentam a incidência da doença. A próstata está localizada abaixo da bexiga e à frente do reto, sendo responsável, também, por parte da produção do sêmem. 

O diagnóstico do câncer de próstata pode ser realizado por meio do toque retal e exame de sangue PSA, que é a dosagem no sangue do antígeno prostático específico, além da biópsia. A doença costuma ocorrer a partir dos 65 anos de idade. A hereditariedade é fator de predisposição para a doença, além da obesidade, e quanto mais cedo a doença for detectada, mais fácil será o tratamento, já que a enfermidade pode se espalhar em outros órgãos. 

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral e da Sociedade Brasileira de Cancerologia, Dr. Robson Moura, hábitos saudáveis continuam sendo maneiras de prevenção do câncer. "Evitar o tabagismo, dieta equilibrada, prática de atividades físicas, além de consultas anuais, a partir dos 45 anos, a fim de avaliar a saúde da próstata são medidas que certamente podem ajudar na prevenção deste câncer", aconselha o Dr. Robson Moura. 

Os homens não estão habituados a se cuidar, além do preconceito de alguns, em realizar o exame de toque retal. O propósito da campanha mundial novembro azul é uma maneira de conscientizar a população masculina da importância dos cuidados com a saúde do público masculino. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget